O objeto deste livro é o texto. O foco de atenção recai sobre a produção competente de algum assunto a ser abordado de modo técnico acadêmico. Escrever deste modo é uma prática corriqueira em qualquer unidade de ensino, tanto na escola, quanto na universidade. Não há como fugir desta atividade, então, cabe ao leitor transformá-la em uma experiência interessante e prazerosa, ou enfrentá-la como uma prática tediosa e desgastante.
Inúmeros trabalhos pedagógicos já foram escritos sobre o tema aqui apresentado. Mesmo assim, quando o(a) aluno(a) depara-se com a tarefa de escrever textos acadêmicos, é comum defrontar-se com uma atividade extremamente difícil, complexa e enfadonha. Muitas vezes, isso ocorre porque as propostas pedagógicas de como escrever não oferecem subsídios adequados a esse fim, acabam, pois, indicando fórmulas amplas e conselhos gerais e vagos os quais mais confundem do que esclarecem o(a) acadêmico(a).
O propósito fundamental deste livro é tentar minimizar essa dificuldade procurando motivar o(a) aluno(a) a produzir projetos de pesquisas e textos acadêmicos de qualidade valendo-se do domínio de mecanismos ou técnicas de produção de textos. Sendo assim, serão apresentados por meio de uma linguagem clara ao leitor os passos que devem ser seguidos para a elaboração de projeto de investigação científica e de produção de textos acadêmicos qualificados.
Propõe-se um percurso que vai dos bastidores do texto, do processo que lhe antecede (incluindo a elaboração de projeto de pesquisa), até sua fase de produção e de fechamento. O leitor saberá, ao final, que não há grandes mistérios ou dificuldades intransponíveis no que diz respeito à escrita de tais artigos, monografias, dissertações ou teses acadêmicas. O que existem, sim, são desafios a serem superados e dificuldades a vencer. Os recursos para isso serão disponibilizados ao leitor. Deste modo, na ocasião em que ele for vencendo os obstáculos apresentados, um a um, por meio das técnicas aqui ensinadas, também irá dominando-os e, desse modo, obtendo certo controle em virtude da competência adquirida.
Ler, interpretar e escrever textos é uma tarefa como qualquer outra que, embora tenha sua especificidade, depende de técnica e prática empregada, bem como dedicação. Paulatinamente, o(a) acadêmico(a) poderá sentir o prazer de estar produzindo com qualidade e receber de leitores o reconhecimento devido. Entretanto, saber ler, entender e interpretar textos constitui requisitos fundamentais para quem pretende redigi-los, uma vez que tal atividade significa lidar com ideias, pontos de vistas, palavras, representações, ideologias. Há que entendê-las, organizá-las, encadeá-las, sistematizá-las. O ato de escrever implica pensar no leitor, é oferecer, apresentar ou informar a ele o que se pensa sobre um assunto, tema, fenômeno ou problema. Logo, este trabalho também será de grande contribuição, em termos de desenvolver no acadêmico, o raciocínio lógico e reflexivo, de como se deve ler e explorar as ideias de textos e redigi-las com desenvoltura e segurança.
As lições foram organizadas pedagogicamente de modo que o leitor possa ir superando cada uma das dificuldades apresentadas enquanto as compreende.
Na Parte I, Os bastidores dos textos acadêmicos, serão apresentados os passos e as dificuldades que autores enfrentam no processo de elaboração do planejamento do texto. Neste item, o leitor terá a oportunidade de aprender a ultrapassar as referidas dificuldades, a escolher e a circunscrever seu tema de estudo conforme os objetivos a serem alcançados. Ademais, terá acesso ao modo eficaz de como se processa a revisão de literatura e seu fichamento, que vai desde a prática de coleta dos dados informativos, passando pelo uso da biblioteca, leitura, interpretação e análise das bibliografias até a prática de produção de resumos, resenhas e mapas mentais.
Na parte II, A produção das ideias e da organização do texto acadêmico, propõem-se considerações fundamentais sobre o planejamento do texto, sua antessala. Nos próximos itens, serão apresentadas questões que envolvem especificamente o processo de construção de textos: as informações básicas e preliminares, o planejamento do artigo acadêmico, o tempo disponível, a primeira etapa da produção , a criação de ideias, a organização da redação do artigo, o fichamento e suas partes constituintes, e, finalmente, o ordenamento das ideias e o auxílio do sumário provisório. Além disso, será apresentada a estrutura básica de um artigo técnico acadêmico (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais); texto/contexto/ intertextualidade; a introdução; o desenvolvimento (tema e ideias centrais, secundárias, recursos argumentativos etc); e, a conclusão, bem como, as modalidades de textos e técnicas redacionais com foco na modalidade dissertativa, e, por fim, a releitura e a correção final do trabalho, seu fechamento.
Com este livro, de linguagem simples e didática, rico em exemplos e demonstrações, espera-se que o leitor possa apreciar ainda mais suas leituras, interpretar melhor os textos lidos e, concomitantemente, possa sentir prazer em construir trabalhos acadêmicos criativos pela competência e segurança adquiridas no decorrer deste estudo.
Boas-vindas e mãos à obra!