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Relato da Obra de Ferdinand de Suassure

Novas propostas linguísticas

 

 A presente obra analisa as duas principais obras publicadas por Ferdinand de Saussure: Mémoire sur le système primitif des voyelles des langues indo-européennes, que corresponde a seu trabalho de mestrado, e De l’emploi du Génitif absolu en sanscrit, que corresponde a seu doutorado, estudos que ele fez em Leipzig e em Berlim na Alemanha. O autor, contudo dá ênfase à contribuição sintetizada no conteúdo do Curso de Linguística Geral – CLG, que posteriormente foi transformado em livro por seus alunos Charles Bally, Albert Sechehaye e Albert Riedlinger.
É possível perceber que o autor possui uma grande admiração pelos estudos propostos por Saussure, especialmente com a publicação do CLG, que trouxe à tona todos os conceitos que os estudos sobre a linguagem produziram nos séculos anteriores. Professor Milani detalha a organização dos conceitos elaborados por Saussure, que procura demonstrar uma metodologia racional para eles.
Essa síntese dos conceitos é sempre apontada pelos conceitos de língua, fala/discurso, linguagem, signo linguístico e valor linguístico etc. Esses conceitos já eram ensinados pelos gramáticos comparatistas e pelos neogramáticos, com os quais Saussure dialogou com perfeição, mas os colocou em um alinhamento metodológico, fazendo-o criar um status novo para essa prática científica.
No presente trabalho, o autor apresenta as novas propostas linguísticas elaboradas por Ferdinand de Saussure e suas ricas contribuições ao universo da linguística.
 

Sumário

 

 

SUMÁRIO


Introdução ...........................................................................................................................
1. Saussure em seu tempo ...................................................................................................
2. A obra e a sociedade .......................................................................................................
3. A metodologia e os textos ...............................................................................................
3.1. O memorial da vogais do indo-europeu: Mémoire
........................................
3.2. O trabalho sobre o genitivo absoluto em sânscrito:
Génitif .........................
3.3. Curso de Linguística Geral: Curso ..............................................................................
4. A sistematização linguística ............................................................................................
4.1. Os temas das aulas .............................................................................................
4.2. A Linguística
4.3. A Semiologia .....................................................................................................
5. A língua. A linguagem. A fala ...............................................................................
5.1. A linguagem .......................................................................................................
5.2. A língua .............................................................................................................
5.3. A fala .................................................................................................................
6. Escrita ...................................................................................................................
7. As dicotomias .......................................................................................................
7.1. Sincronia e diacronia .........................................................................................
7.2. O signo: significante e significado ....................................................................
7.3. Eixo sintagmático e eixo paradigmático ...........................................................
8. Valor linguístico ...................................................................................................
9. Mudanças fonéticas ..........................................................................................................
Conclusão .....................................................................................

Referências...................................................................................

 

 

 

 

Introdução

 

Ferdinand de Saussure quis desenvolver o interesse pela pesquisa linguística. Descreveu as metodologias e as ajustou,  para que se
se tornassem tecnicamente racionais.

O autor nasceu em Genebra, Suíça, em 1857, onde morreu em 1913. Morou e ensinou em Paris, mas terminou sua carreira em Genebra. Aos quatorze anos, quando parou os estudos de Física para estudar linguagem, largara a tradição familiar e adotara a tradição filológica do século XIX. Mudou-se para Leipzig (Alemanha), o grande centro de estudos sobre linguagem. Da mesma forma que todos os estudiosos da linguagem do século XIX, estudou o sânscrito, do qual seria professor por toda vida. Entre os humanistas daquele século, o conhecimento do indoeuropeu e do sânscrito sempre esteve completamente ligado.
Terminou o mestrado e o doutorado muito jovem.



 

Sobre o autor

Sebastião Elias Milani possui graduação em Letras – Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista (1989), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Presidente Prudente (1985), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP-1994), subárea Historiografia Linguística, e doutorado em Semiótica e Linguística geral, subárea Historiografia Linguística, pela USP (2000).
 

 

 

 

 

 

Onde comprar
O livro está à venda nas principais livrarias e plataformas digitais (vide no menu "Onde comprar" no cabeçalho deste site), em especial nos seguintes sites:

Assunto para catalogação: Matemática Financeira; Finanças

Autor: Sérgio Mamede

Editora: Barra Livros

Tamanho: 15,5 x 23 cm - 90 páginas.

Edição: 1ª/ 2017

ISBN: 978-85-64530-61-4